Convenção Coletiva de Trabalho dos Metalúrgicos de Maracanaú é homologada

setembro 25 2018

Foi homologada pelo Ministério do Trabalho, a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos metalúrgicos de Maracanaú. “Foram cinco meses de negociações com o Sindicato Patronal, para que o SindimetalMac fechasse a CCT 2018/2019” explica José Milton, presidente do sindicato.

Milton esclarece que “no início das negociações de 2018 não foi diferente dos anos anteriores, pois encontramos muitas dificuldades. A classe patronal como sempre não queria repassar a inflação do período 2017/2018 que teve um índice de 1,69%, houve muita discussão para que fosse aceito a inflação com ganho real; É pouco, mas foi a insistência do Sindicato (comissão de negociação dos trabalhadores), que conseguiu o reajuste, a PLR para todos os trabalhadores e manter as cláusulas da CCT 2017/2018, sem contar que a comissão patronal não compareceu em 3 reuniões marcadas pela Superintendência Regional do Trabalho, fazendo pouco caso dos heróis que produzem a riqueza deste país”.

Veja o novo piso salarial:

PISO SALARIAL em 01.05.2018 : R$1.000,00

REAJUSTE SALARIAL em 01.05.2018 : 2,0% (dois inteiros porcento).

PAGAMENTO DE DIFERENÇAS SALARIAIS : em duas parcelas, sendo a primeira até 10/10/2018 e a segunda até 10/11/2018.

PARTICIPAÇÃO DE RESULTADOS:

– Empresas com 01 até 50 empregados: 20% do valor do piso salarial em duas parcelas de R$ 100,00.

– Empresas com 51 até 100 empregados: 30% do valor do piso salarial em duas parcelas de R$ 150,00.

– Empresas com 101 até 200 empregados: 40% do valor do piso salarial em duas parcelas de R$ 200,00.

– Empresas com número de empregados acima de 200 : 60% do piso salarial em duas parcelas de R$ 300,00.

DATAS DE PAGAMENTO DA PLR : 10/10/2018 e 15/03/2019.