Trabalhadores devem receber lucro do FGTS em agosto

agosto 11 2021

Caixa Econômica Federal deve repassar valores proporcionais aos beneficiários até o final do mês de agosto

A Caixa Econômica Federal deve distribuir, ainda no mês de agosto de 2021, uma parte do lucro do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os ganhos do Fundo foram de R$ 8,5 bilhões em 2020, e o valor a ser distribuído será de R$ 5,9 bilhões destinados aos mais de 83 milhões de trabalhadores vinculados ao FGTS.

A decisão de iniciar a distribuição iria acontecer durante a reunião do Conselho Curador do FGTS (CCFGTS) que aconteceu na terça-feira (10/08). Era esperado que fossem definidos os percentuais que vão ser repassados aos cotistas. Porém, o conselho adiou a discussão do tema para a próxima terça-feira (17/10).

É importante esclarecer que o lucro do FGTS é relativo ao montante da correção monetária que o Fundo teve ao longo de todo o ano de 2020, quando fechou com um rendimento positivo de R$ 8,47 bilhões.

Quem tem direito ao lucro do FGTS?
Todo trabalhador que possui saldo nas contas do FGTS até o dia 31 de dezembro de 2020 pode receber parte do lucro. É importante lembrar que quanto maior o saldo do trabalhador, maior será o valor a receber relativo ao lucro.
Quando vou receber?
O lucro será depositado automaticamente, sendo assim, não será necessário realizar qualquer tipo de ação para ter acesso ao saldo. A expectativa é de que os trabalhadores recebam o saldo até o dia 31 de agosto.
É possível sacar o lucro do FGTS?
O lucro do FGTS estará disponível para saque apenas mediante as regras tradicionais previstas em lei.