Em um momento bastante difícil, onde trabalhadores foram demitidos por manifestarem a vontade de fundar o seu sindicato, surge no dia 20 de maio de 1989, às 08:00 horas, O Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Maracanaú – Ceará, que em poucos anos se tornaria a mais atuante entidade Sindical do município.

Naquela manhã, na Avenida de Contorno S/N, em Pajuçara, distrito do município de Maracanaú no Estado do Ceará, cerca de 172 trabalhadores das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Município de Maracanaú-Ce, se reuniram em Assembleia Geral para aprovar os Estatutos da nova entidade que seriam registrados no Ministério do Trabalho.

Os primeiros meses de vida do Sindicato foram duros. A entidade enfrentava enormes dificuldades financeiras e seus diretores andavam quilômetros a pé, depois se conseguiu uma bicicleta velha e assim era feito o trabalho, nas portas das empresas da categoria. “Os diretores eram obrigados a tirar dinheiro do próprio bolso para comprar livros de ata e carimbos do Sindicato”, recorda o diretor e um dos fundadores da entidade, José Milton Pereira da Costa.

1989 – A Primeira Diretoria do Sindicato: Presidente: José Fernandes de Lima. Vice- Presidente: Francisco Célio Soares da Silva. Primeiro Secretário: Ana Lúcia de Miranda. Segundo Secretário: Antônio Silva Mourão Primeiro. Tesoureiro: José Milton Pereira da Costa. Segundo Tesoureiro: João de Deus Lima. Diretor de Promoção Social: Francisco José Gomes Porfírio.

PRIMEIRA CAMPANHA SALARIAL – Em novembro de 1989, foi celebrada a primeira Convenção Coletiva de Trabalho  (CCT) da Categoria, que criou também o Piso Salarial.

Os metalúrgicos de Maracanaú tiveram o seu primeiro reajuste salarial conquistado pelo seu Sindicato entre outras conquistas que tanto beneficiam os trabalhadores.

Daí para frente o Sindicato de Metalúrgicos, conquistou e tem conquistado, os melhores reajustes salariais, e está entre os que maior sucesso tiveram na sua data-base em 2003.

1990- O Sindicato cria o seu primeiro Informativo dos Metalúrgicos de Maracanaú, hoje com o nome: VOZ DO METALÚRGICO.

Abril de 1994 – É nesse ano em Assembleia Geral, que o Sindicato discute a proposta de reforma dos Estatutos Sociais, com o redimensionamento da base territorial da entidade para mais 11 (onze) municípios no Estado do Ceará. Também em 1994, o Sindicato tem um grande crescimento e os metalúrgicos começaram a aderir com mais força ao Sindicato, se tornando o mais forte da região.

1995-  Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Maracanaú, realiza através da prática saudável do esporte, o I Torneio de Futebol Society dos Trabalhadores Metalúrgicos de Maracanaú, objetivando contribuir para a integração de nossa categoria profissional . Este evento significativo reúne a cada ano em um dia de lazer, os metalúrgicos e familiares, e cada Torneio realizado tem sido um sucesso.

GREVES – Nos anos de 1992, 1994 e 1996, aconteceu greve em empresas da categoria, com o apoio do Sindicato, reivindicando melhorias nas condições de trabalho e melhores salários. Todas com sucesso para todos os trabalhadores.

Nosso sindicato vem trazendo melhorias salariais e consequentemente melhores condições de trabalho.  A realização de eventos sociais, Esportivos e Culturais mostra um Sindicato atuante e preocupado com o bem-estar, não só dos trabalhadores Metalúrgicos, mas de toda Sociedade. Nosso Sindicato tem base nos Municípios de ACARAPE, BANABUIÚ, BATURITÉ, GUAIÚBA, HORIZONTE, IGUATÚ, ITAITINGA, MARACANAÚ, PACAJÚS, QUIXADÁ, QUIXERAMOBIM E REDENÇÃO.

A Sede do Sindicato está localizada em Maracanaú.

"``Maior que a tristeza de não haver vencido é a vergonha de não ter lutado!`` - Rui Barbosa."

DIRETORIA – EFETIVOS

José Milton Pereira da Costa /Francisco Antônio Abreu Barros/ José Guilherme da Silva/Washington Martins dos Santos/Vicente alves de Araújo/José Acarcio do Nascimento/Valcedi de Sousa Barros

SUPLENTES DA DIRETORIA

Antônio Fernandes S. Oliveira/José Flávio Tavares da Silva/Raimundo dos Santos Ramos/Samuel Fernandes da Silva/Francisco Estênio S. de Oliveira/Marcilio de Castro Silva/Leonardo Pereira dos Santos