Desemprego leva trabalhadores à informalidade

agosto 24 2016

Dados divulgados ontem, dia 22, pelo FGV/Ibre – Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getúlio Vargas –, nos dão conta de que o número de trabalhadores que migraram do emprego com carteira assinada para a informalidade, “os famosos bicos”, alcançava, no início deste ano, a casa dos 9,7 milhões de pessoas. Isto no início do ano!

Ou seja: são cerca de dez milhões de trabalhadores defendendo o ganha-pão de cada dia sem qualquer proteção legal, sem nenhum tipo de amparo trabalhista ou previdenciário. E outros nem isto! Um desenho distorcido que retrata muito bem o momento crítico pelo qual atravessa a economia brasileira, com cerca de doze milhões de desempregados.

Ainda segundo o Ibre, a projeção é de que o desemprego só pare de aumentar no segundo trimestre do ano que vem. E que só no terceiro trimestre tenha o início de uma queda.

As centrais sindicais elaboraram, em conjunto, um documento com propostas objetivando a retomada do nosso desenvolvimento e do nosso crescimento econômico, e o entregamos ao governo. Se colocadas em prática, as propostas farão com que a crise retroceda e que novos empregos sejam criados, colocando um ponto final no sofrimento desse contingente enorme de trabalhadores hoje nos faróis das ruas e da vida vendendo sonhos.

Fonte:Força Sindical