SindimetalMac celebra 41 anos da emancipação política de Maracanaú

março 05 2024

Hoje (6), a cidade de Maracanaú comemora um marco histórico: sua emancipação política. Este evento representa um momento de orgulho e celebração para os maracanauenses, sendo um ponto de partida de uma jornada rumo ao desenvolvimento e à autonomia local.

As primeiras tentativas de emancipação do município de Maracanaú ocorrem em 1953. Lideradas pelos tenentes Mário de Paula Lima e Raimundo de Paula Lima.
Outros esforços também foram feitos em 1962, com o envolvimento do Padre José Holanda do Vale.
Em 1981, ocorre mais uma iniciativa com o Movimento de Integração e Desenvolvimento de Maracanaú (MIDEMA).
Embora essas tentativas tenham sido frustradas, elas evidenciaram a determinação da comunidade em conquistar sua independência política.
Como consequência da luta política, em 6 de março de 1983, Maracanaú alcançou sua emancipação a partir do engajamento de diversos movimentos, incluindo a Frente de Apoio à Emancipação de Maracanaú (FAPEMA) e o Conselho de Desenvolvimento e Integração de Maracanaú (CODIM).
No dia 4 de julho do mesmo ano, a Lei Estadual n.º 10.811 foi promulgada. Conferindo reconhecimento legal à nova municipalidade. Desde então, a cidade tem se destacado como um importante polo industrial e comercial do estado do Ceará.
Nesse contexto histórico de conquista e progresso, o Sindicato dos Metalúrgicos de Maracanaú (SindimetalMac) enaltece a categoria dos trabalhadores locais, reconhecendo o papel fundamental que desempenham no desenvolvimento da cidade.
O sindicato reafirma seu compromisso em defender os direitos e interesses da classe trabalhadora, contribuindo para uma Maracanaú cada vez mais próspera e justa para todos.