COM CRISE, DESIGUALDADES ENTRE NEGROS E NÃO-NEGROS AUMENTAM PELO SEGUNDO ANO CONSECUTIVO NA RMF

novembro 20 2017
As desigualdades nas condições de trabalho vivenciadas pelos diferentes segmentos da população, que vinham diminuindo com o crescimento econômico e a maior oferta de trabalho, até o ano de 2014, sofreram uma clara inflexão na região metropolitana de Fortaleza (RMF) e voltaram a crescer no período mais recente.
As informações da Pesquisa de Emprego e Desemprego na região (PED-RMF) revelam que a situação do mercado de trabalho local piorou no ano de 2016, com reduções do nível de ocupação, do rendimento médio real e, consequentemente, da massa de rendimentos reais, comparativamente ao ano anterior, a exemplo do ocorrido em 2015.
O refluxo da oferta de trabalho foi um dos fatores responsáveis pelo crescimento do desemprego, na RMF.
A taxa de desemprego não apenas aumentou na região como atingiu o patamar mais elevado desde 2009. Esta elevação foi geral e se verificou entre homens e mulheres, jovens e adultos e negros e não-negros, embora a incidência maior desse fenômeno persista mais entre as mulheres do que entre os homens e entre os jovens que entre os adultos, assim como entre os negros que entre os não-negros.
É diante dessas desigualdades, há tempos identificadas no mercado de trabalho, e das alterações do comportamento geral da economia que o presente estudo analisa as condições de inserção das populações negras e não-negras no mercado de trabalho, na região metropolitana de Fortaleza, entre os anos de 2015 e 2016.
Mais informações: https://www.dieese.org.br/analiseped/2017/2017pednegrosfor.html