O desafio da usinagem sustentável

novembro 10 2022

A indústria metalúrgica avança no desenvolvimento de técnicas que atendam as demandas do mercado e contribuam com a sustentabilidade do futuro

Os metais são elementos fundamentais na produção industrial e o aumento do seu consumo segue em ritmo acelerado pelo mundo todo e tem previsão de aumento em 1/3 até 2050, conforme dados apresentados pelo Roteiro de Tecnologia de Aço e Ferro da Agência Internacional de Energia (AIE).
Sendo matéria prima na fabricação desde artigos eletrônicos até edifícios, os metais vão no contraponto dos desafios por tecnologias sustentáveis.
Pesquisadores da área enfrentam as dificuldades diárias de achar soluções para diminuir os impactos no consumo em larga escala de metais.
Além da recente utilização do aço verde, aço que utiliza hidrogênio e eletricidade renovável e reduz drasticamente as emissões de carbono da produção, também estão sendo revistas as técnicas de produção para diminuir o refugo de materiais, e consequentemente reduzir os impactos no meio ambiente.
A utilização de ferramentas e técnicas certas contribui consideravelmente para que todo esse processo aconteça de forma mais eficiente, segura e econômica, financeiramente e ecologicamente.
O mundo inteiro se concentra em encontrar soluções que colaborem para que a produção de produtos industriais e de larga escala não tenha prejuízo, mas, principalmente, para que o mundo não entre em colapso com a utilização desenfreada de recursos naturais.