Queda na renda média e aumento no valor da cesta básica enfraquecem economia brasileira

dezembro 01 2022

Aumento na oferta de empregos não impede deflação salarial e oneram orçamento familiar

Apesar do aumento na oferta de empregos formais, em comparação de 2020 a 2021, a renda média dos brasileiros não acompanhou esse crescimento e apresenta uma queda real de 6,5% nos proventos dos trabalhadores, conforme supervisor-técnico do Dieese, Victor Pagani em entrevista para a Agência Sindical.
Pagani também afirma que dois aspectos contribuíram fortemente para a queda nos rendimentos, seriam eles: a desvalorização do salário mínimo e alguns aspectos da reforma trabalhista.
Outro agravante para os problemas econômicos dos brasileiros é o aumento no valor da cesta básica. Conforme relatório “Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (Outubro/2022)” do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), o conjunto dos 12 produtos que compõem a cesta básica de Fortaleza registrou uma inflação de 0,27% e comprometeu, para o trabalhador que tem renda de um salário mínimo, cerca de 55,53% dos proventos.

O início da reversão desses processos de queda na economia consiste na retomada política de valorização do salário mínimo “E também rever aspectos da chamada reforma trabalhista, no sentido de fortalecer as entidades sindicais e valorizar as negociações coletivas, porque isso também tem como resultado uma melhora na remuneração dos trabalhadores”, diz o supervisor-técnico do Dieese em entrevista para a Agência Sindical.

Confira tabela de Fortaleza referente a compra da cesta básica (Dados de Outubro) e entenda o valor necessário de reajuste no salário mínimo para acompanhar a alta dos alimentos:
• Valor da cesta: R$ 622,57.
• Variação mensal: 0,27%.
• Variação em 6 meses: -3,87%.
• Variação em 12 meses: 10,39%.
• Jornada necessária para comprar a cesta básica: 113 horas e 01 minutos.
• Produtos com altas em relação ao mês anterior: farinha (9,31%), tomate (3,89%), pão (1,48%), banana (1,41%) e carne (0,02%).
• Produtos com reduções em relação ao mês anterior: leite (-6,27%), óleo (-4,72%), feijão (-1,55%), manteiga (-0,61%), café (-0,58%), açúcar (-0,47%) e arroz (-0,21%).
• Percentual do salário mínimo líquido (R$ 1.121,10) para compra dos produtos da cesta básica na capital: 55,53%.
• R$ 6.458,86 é o salário mínimo necessário para uma família com 4 pessoas, o que corresponde a 5,33 vezes o mínimo vigente, de R$ 1.212,00.

Fique por dentro:
Qual a diferença entre inflação e deflação?
Enquanto a inflação se refere ao aumento geral dos preços, a deflação é a queda.