Curiosidades da Metalurgia

dezembro 08 2022

A evolução da metalurgia e suas particularidades

O primeiro metal a ser moldado e transformado em objetos foi o cobre, por volta de 8000 a.C. Porém esse processo era feito à base de batidas no metal. Acredita-se que a utilização de altas temperaturas para moldar metais foi descoberta acidentalmente quando alguém identificou que quando aquecidos ficavam mais maleáveis e após o resfriamento voltavam a consistência anterior.

A utilização dos metais para produção dos mais diversos itens ganhou força e os metalúrgicos começaram a utilizar o material na fabricação de armas.  Porém, por volta de 900 a.C., a escassez do cobre e estanho promoveu a busca pela substituição do metal na indústria bélica. Após identificar que o ferro tinha uma melhor afinação e que existia em abundância na natureza, este passou a ser o principal metal na confecção dos mais diversos itens.

A Revolução Industrial alavancou o processo da metalurgia quando incrementou o processo metalúrgico com fornos que podiam derreter minérios com temperaturas que chegaram a 700 °C  

A indústria dos metais continua em processo de evolução e aperfeiçoamento na utilização da matéria prima para atender as mais diversas necessidades do mercado mundial. Dentro dessa perspectiva, foi desenvolvida a metalurgia dos pós. A técnica criada nos anos 70 permite a confecção de peças de alta precisão e complexidade utilizadas no setor da informática.

Você já sabia dessas informações? Tem alguma curiosidade que gostaria de desvendar?

Acompanhe nossa página e fique por dentro do próximo informativo “Curiosidades da Metalurgia”.