Reciclagem de sucata ferrosa e a contribuição na diminuição de gases do Escopo 3

dezembro 14 2022

A reutilização do ferro será responsável por cerca de um terço da produção da indústria de mineração e atenuará a produção de gases

Na mesma perspectiva da produção sustentável, a indústria da mineração aponta como importante aliado na redução da produção de gases do Espoco 3, a reciclagem de sucata ferrosa. Conforme estudo realizado pela Boston Consulting Group (BCG), até 2050, cerca de 38% do aço produzido mundialmente será decorrente de reutilização de minério.
Segundo Arthur Ramos, Diretor Executivo e Sócio do BCG Brasil, entre as vantagens da reutilização do ferro, está a infinidade de vezes que a matéria pode ser reciclada sem alterações na qualidade do produto final. Algo que contribui fortemente para diminuir as emissões de carbono e atingir a metas globais da Net-Zero (acordo com a Organização das Nações Unidas, em que as emissões globais devem ser zeradas até 2050).
Embora seja uma opção promissora, a reciclagem não resolverá todos os problemas da indústria de mineração. Em conjunto com essa ferramenta de combate à emissão de gases poluentes, é necessário implementar tecnologias que também contribuam para atenuar os impactos da produção de minérios no meio ambiente sem prejudicar a produção global dos produtos que dependem dessa matéria prima.
Fonte: BCG Brasil